O que é autoconhecimento e sua importância
O Oráculo de Delfos, dedicado ao Deus da luz e do Sol, da verdade e da profecia, Apolo, tinha uma inscrição na entrada: “Conhece-te a ti mesmo”. Depois, essa frase foi atribuída ao filósofo grego Sócrates e tornou-se referência na busca em compreender as sabedorias do mundo. Por isso, quem investe em autoconhecimento aumenta as possibilidades de ser um bom líder, uma pessoa mais sensata, coerente, empática e bem sucedida.
Ter conhecimento pleno das suas capacidades, o que te motiva ou o que te guia acarreta controle e inteligência emocional. E não é fácil. Mas aqui não fazemos nada sozinhos, então vamos em busca do autoconhecimento e sua importância no processo de restauração juntos.
O que é autoconhecimento?
O autoconhecimento significa entrar em contato com a sua própria essência, desenvolvendo domínio de si mesmo. Isso requer conhecer a fundo sobre seus pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças.
Ao identificar as luzes e as sombras da nossa personalidade, é possível interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar, proporcionando uma certeza do real motivo da nossa existência e nos ajuda a ter foco para onde seguir.
A importância do autoconhecimento
O autoconhecimento, como o próprio nome diz, faz com que as pessoas se conheçam, se entendam e, a partir disso, tenham consciência sobre o que se passa em sua mente e como isso afeta sua vida.
O autoconhecimento faz com que o ser humano tenha uma vida muito mais saudável e equilibrada. Consequentemente, ele se torna cada vez mais bem-sucedido, principalmente no aspecto profissional. Não à toa, o ambiente corporativo tem tornado o conceito ainda mais popular, revelando a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento de carreira.
Uma pessoa consciente de si mesma e de seus pensamentos consegue identificar suas forças e fraquezas e trabalhar com foco para se desenvolver constantemente.
Como se autoconhecer?
Existe um provérbio africano que diz que “quando não há inimigo dentro, os inimigos de fora não podem fazer nenhum mal”. Esse é um excelente resumo sobre o que é autoconhecimento.
Então, através de exercícios, a técnica para se autoconhecer permite que possamos compreender melhor nossos objetivos e desejos e, a partir disso, traçar planos mais eficientes para alcançá-los. E, além disso, é possível também controlar pensamentos e hábitos destrutivos e evitar que eles tenham impactos negativos em nossa vida!
Pratique dizer “não” para si mesmo
A capacidade de dizer “não” a si mesmo para adiar a gratificação a curto prazo e favorecer o ganho a longo prazo é uma habilidade vital. E, assim como um músculo, isso pode ser reforçado com exercício constante. Quanto mais você pratica dizendo “não” a pequenos desafios diários, melhor você pode suportar grandes tentações.
Há muitas tentações diárias: redes sociais, junk food, fofocas, etc. Porém, você deve se esforçar para reconhecê-las e evitá-las. Estabeleça o objetivo de dizer “não” a cinco tentações diferentes por dia. Além disso, anotar suas conquistas em cada dia pode ajudar a manter o foco!
Ruptura das reações viscerais
Uma pessoa que não pratica o processo de autoconhecimento corre no piloto automático e responde com reações intempestivas. Um bom índice de autoconhecimento permite que você avalie as situações de forma objetiva e racional, sem agir baseado em preconceitos e estereótipos.
Portanto, respire fundo antes de tomar uma atitude, especialmente quando uma situação vai desencadear frustração ou raiva.
Monitore sua “auto-fala”
Há comentários em nossas cabeças que nem sempre são úteis. Um pouco de “auto-fala” negativa pode levar a quadros de estresse e depressão.
Preste atenção na maneira como você responde aos seus sucessos e fracassos. Você sempre considera suas conquistas apenas como sorte? Ou crucifica-se muito depois de falhas? Os contornos de feedback positivos e negativos se formarão em sua mente com base em como você responde a sucessos e falhas. Comemore suas vitórias, perdoe suas perdas e aprenda com elas. É um bom caminho para ampliar as chances de autoconhecimento, pode ter certeza!
Pratique auto-avaliação e reflexão
Um exercício excelente é manter um diário e acompanhar seus desempenhos e progressos diários. Por exemplo: hoje, como você classificaria seu nível de autoconsciência, de zero a dez? Pense em quantas vezes você disse coisas das quais se arrependeu, teve hábitos ruins, tomou decisões distraídas ou teve pensamentos erráticos. Este é um exercício poderoso para o autoconhecimento e pode ser feito a qualquer momento.
Além disso, defina metas regulares, quebre essas grandes metas em marcos menores e pergunte-se ao final de cada dia: “o que eu fiz bem hoje?” e “como posso melhorar isso amanhã?”.
Meditação para desenvolver o autoconhecimento
A meditação é uma prática fundamental para melhorar seu autoconhecimento. Concentrar-se unicamente em sua respiração é focar em um processo interno chave. Com essa prática, você perceberá como sua mente fica vagueando em momentos nem sempre adequados e entenderá como se livrar dessas distrações.
Se você é um iniciante, comece com sessões de dez minutos. Encontre um lugar quieto para se sentar e respire pelo nariz e pela boca. Conte suas respirações em silêncio, lendo sua mente quando ela vaguear. Veja quantas respirações você pode encadear juntas.
Se questione
Comece a perceber que nem sempre suas opiniões estão ou precisam estar totalmente corretas. Se questionar é essencial e vai ajudar muito em seu desenvolvimento pessoal e no processo de autoconhecimento.
Sempre que você estiver sendo muito duro ou fechado em si mesmo, coloque uma interrogação no lugar dos pontos finais e comece a pensar se suas convicções fazem mesmo sentido e se realmente precisam ser tão pouco flexíveis. Isso vai te ajudar a lidar melhor com outros pontos de vista e até a rever certos posicionamentos.
Se você está se sentindo angustiado, sem esperança, confuso, triste ou com as emoções congeladas, busque métodos capazes de lhe ajudar a desenvolver o autoconhecimento, pois ele é fundamental para que a vida ganhe um sentido e um novo significado.
Uau, que post sensacional.