Gatos, comida e uma medicina bem diferente da tradicional.
Enquanto tomo meu café e recolho algumas palavras que pretendo transformar neste texto, os gatos tranquilamente se esfregam pelas minhas pernas pedindo a primeira refeição do dia. O fazem por hábito e no mesmo horário de sempre. E desse modo me percebo gatificado com sucesso.
Os meninos
Quanto ao café da manhã deles, refiro-me à ração especial que o veterinário recomendou quando um dos gatos ficou doente por não beber água suficiente. Essa ração, mais saudável e balanceada, ajuda a manter os gatos hidratados e, ao mesmo tempo, me faz repensar minha própria alimentação. Ao final da consulta me lembro de ter ouvido do veterinário que cuidou do Chico, o então gato adoentado: “Afinal somos aquilo que comemos, não é mesmo?”
Como nada acontece por acaso e em uma espécie de complemento para as mudanças que venho implementando na minha vida, caiu no meu colo o documentário “O Médico Indiano” sobre a vida do Dr. Vasant Lad que levou a ayurveda para os Estados Unidos nos anos 70. Em determinado momento do filme me pergunto: Como que o Dr. Lad sabe que aquela pessoa retirou a sua vesícula somente examinando seu pulso? Ele responde calmamente que a Ayurveda é a ciência do pulso e eu mais uma vez me vi sem saber como reagir ao meu natural ceticismo, colocado abaixo pelos seus ensinamentos. E, se me permitem dar um leve spoiler, digo que neste filme isso acontece com determinada frequência.
O médico indiano | Divulgação
Tá, mas o que é a ayurveda, Fabio?
A grosso modo é um sistema de medicina alternativa desenvolvido na Índia e que significa, em sânscrito, ciência da vida. E neste inspirador documentário, que conta com a participação especialíssima de Deepak Chopra, Ayurveda é definida também como a arte de viver em harmonia com a natureza e o ambiente. De forma que nos é mostrado o seguinte: Nós somos cercados de energias o tempo todo, quer queiramos ou não, quer saibamos ou não. Quando estamos bem, estas energias naturalmente fluem bem, da mesma maneira que quando trazemos desequilíbrio para estas mesmas energias através de problemas emocionais, hábitos ruins e má alimentação acumulamos mais toxinas e, em seguida, as doenças aparecem. E assim a Ayurveda serve para trazer mais equilíbrio em nossas vidas eliminando toxinas e hábitos tóxicos.
Como fazer isso?
Como uma das várias respostas que recebi durante o filme, logo de cara ouço do próprio Dr. Lad: “Mude sua dieta, uma alimentação adequada é seu melhor remédio.” Além de associar às mudanças visíveis (e saudáveis) que a ração que citei acima proporcionou aos meus gatos, de imediato pensei na dificuldade de ensinar sobre alimentação equilibrada no país do fastfood. Imaginaram o cabo de guerra? Pois bem, ele assim o fez.
Imaginei também em como adotar algumas ideias da ayurveda para a alimentação de um cara que mora sozinho (digo, sem outros humanos em casa) e que pouco se ligava em alimentação saudável. E ainda de acordo com alguns ensinamentos adquiridos no filme que venho inserindo no meu dia a dia, observo alguns sinais de melhora no meu humor e disposição.
Mas ayurveda é muito mais que trazer equilíbrio para alimentação
Com a ayurveda, você se trata melhor e cuida do seu templo: O seu próprio corpo. Através de uma alimentação que sabe de antemão a utilidade de cada vegetal na cura de doenças cada vez mais comuns na vida moderna. Na ayurveda, cada paciente é tratado e respeitado como um deus. Seu corpo é um templo e suas necessidades são tratadas individualmente.
Parijat? O que é neem? Que ajudam no combate à diabetes e que com a cúrcuma é um poderoso antiviral? É isso tudo mesmo.
Através da ayurveda você cuida melhor de sua nutrição e como consequência observa melhorias na sua pele. Você aumenta sua força e consequentemente a sua imunidade. Consegue relaxar e desinflamar seus músculos e ativa melhorias na circulação sanguínea. Previne alergias, diabetes e pressão alta. Além disso, a ayurveda auxilia fortemente na redução dos efeitos causados pela ansiedade, melancolia e estresse. E que pode ajudar bastante quanto a estes males que nos assolam cada vez mais, principalmente depois da pandemia em que pesquisas atentam para um aumento significativo nos casos de transtornos de ansiedade.
“Mude sua dieta. Uma alimentação adequada é seu melhor remédio.”
O médico indiano | Divulgação
E assim o Dr. Lad, com sua voz que tranquiliza e direciona me convence a comer menos “porcarias” e a usar plantas e vegetais que eu nem sabia que existiam. O Médico Indiano é uma imersão na vida e obra do Dr. Vasant Lad, o pioneiro da saúde holística e que levou a Ayurveda da Índia para o Ocidente e que está no centro de um movimento revolucionário para mudar a maneira como cuidamos de nossos corpos e espíritos.
Os meninos
E através dos meus gatos, indiretamente, a frase “você é aquilo que você come” está fresca e pulsando em meus pensamentos. E me guiando para algumas mudanças, sempre de dentro para fora, como a ayurveda nos ensina.
A aquarius é uma plataforma de streaming com uma curadoria cuidadosa que oferece filmes, séries e documentários premiados sobre yoga, meditação, espiritualidade, sustentabilidade, meio ambiente, cultura, arte, ciência e muito mais. O foco da aquarius é no cuidado e bem-estar, na conexão e transformação a partir de filmes e conteúdos que inspiram e ajudam a viver.
Postar um
comentário